Obras em condomínios e os cuidados essenciais

Se informar e respeitar o regulamento do condomínio é um detalhe muito importante para não ter dor de cabeça durante a sua reforma.

A execução de qualquer reforma exige cuidados preventivos. Sobre obras em apartamentos, esse cuidado deve ser ainda maior, pois nem tudo é permitido pelo regulamento, e o descumprimento das regras previstas nele pode gerar reclamações e até notificações desagradáveis.

Uma das regras básicas na prevenção de problemas na reforma é a supervisão de constante de um profissional, principalmente nas obras que envolvem reformulação na estrutura. Sem o acompanhamento adequado, aumenta-se o risco de infiltrações, trincas e fissuras, por exemplo.

A dica dos profissionais da área para evitar esse tipo de conflito e reclamações desnecessárias, é que o síndico seja comunicado com antecedência sobre intervenções no apartamento para que os moradores sejam avisados. No caso de obras de grande porte, a execução da obra pode depender da autorização do síndico.

Outro aspecto importante e que merece cuidado é o respeito aos horários para a atuação dos pedreiros. As obras precisam respeitar os dias da semana e dos horários que podem ser realizadas. O descumprimento dessas regras pode gerar notificações, penalidades e reclamações dos outros moradores e do síndico.

 

Fonte: Tribuna Ceará